Guia de Macros

Nessa postagem irei demonstrar vários aspectos sobre macros. Macros foram desenvolvidos para facilitar nossa jogabilidade e podem ser usados de diversas maneiras. Na minha opinião, macros são essenciais para extrair o melhor de cada classe, tanto no PVP quanto no PVE.

Para criar um macro, aperte ESC e clique em Macros. Abrirá uma janela com alguns quadrados, note duas abas na parte de cima dessa janela, uma são os macros que você poderá compartilhar entre seus personagens e outra apenas para o personagem ativo, eu utilizo apenas a aba de todos os personagens, porem isso é uma questão totalmente opcional. Exemplo de macro:

#showtooltip
/cast Seta do Caos
/y Segura que la vai bomba!

Esse macro faz um Warlock Destruição (meu char principal) usar sua habilidade Seta do Caos, e depois faz ele tirar uma onda do alvo via o chat do jogo dizendo “Pega essa! lol”. Macros precisam de funções, precisam ser programados, e como qualquer coisa que é programada, você precisa usar comandos para a máquina para ela executar tais programações. Os comandos citados aqui estão em inglês, mas funcionam com o jogo em português, :

/cast O cast é o mais popular, esse comando diz ao jogo para usar a habilidade X

/castsequence O castsequence faz com que várias habilidades sejam ativadas em sequencia, cada click irá ativar uma habilidade, assim sucessivamente. Habilidades serão simultâneas quando não dividirem qualquer tempo de recarga, como buffs.

#showtooltip Essa linha apenas faz com que o jogo mostre qual a skill que no momento será usada se você apertar seu atalho, é só colocar o mouse em cima.

/target O target irá mandar seu personagem pegar o alvo de alguém ou mesmo dar alvo automaticamente.

/stopcast Interrompe o lançamento de uma habilidade que possui um tempo determinado para o lançamento.

/focus Focus é um segundo alvo, você usará muito disso no pvp, ainda mais em arenas.

/targetenemy Esse comando faz com que você selecione um alvo inimigo.

/targetenemyplayer Esse comando faz com que você selecione um alvo inimigo que seja um PLAYER, ele vai ignorar qualquer NPC.

Como tudo no jogo foi traduzido você também pode utilizar os comandos em português. Consulte nosso guia de referência de comandos, mas não garanto que você encontrará todos os comandos citados nesse guia.

Ativando habilidades

Vamos exemplificar a criação de macros começando com o básico, o cast.

#showtooltip
/cast Hex
/p Dei Hex no maldito healer!

Simples macro que avisa ao seu grupo que você usou o Hex no healer, hora perfeita pro DPS esbanjar seus CD’s nos outros.

Modificadores

O modificador, como o nome já diz, muda uma habilidade do macro de acordo com a combinação de botões que estejam sendo pressionados no momento, os modificadores mais comuns são as teclas Shift, Alt e Ctrl. Modificadores também são utilizados em keybinds. Exemplo:

#showtooltip
/cast [nomod] Skill X
/cast [mod:shift] Skill Y
/cast [mod:alt] Skill Z
/cast [mod:ctrl] Skill U

Se você aperta o botão da macro irá utilizar a habilidade X, você segura shift, você usa a habilidade Y, você segura alt, você usa a habilidade Z, você segura ctrl, você usa a habilidade U.

Alvos

Vamos incrementar nosso macro com alvos. Dessa forma podemos utilizar uma habilidade em um alvo e outra no foco (muito utilizado em arenas). Exemplo:

#showtooltip
/cast [nomod] habilidade X
/cast [mod:shift] habilidade Y
/cast [mod: alt,@focus] Silencing shot

Dessa forma você coloca seu silence em um atalho, para quando você segurar alt, usará sua habilidade de silence no seu foco. Mas note, você terá que dar focus no alvo secundário primeiro, caso contrario não irá funcionar.

Note tambem que você pode alterar o @focus para usar a habilidade em:

@player => Você mesmo
@target => No seu alvo
@pet => No seu pet
@mouseover => No alvo que o mouse sobrepor (Não é necessário clicar, apenas colocar o mouse sobre o alvo)

Inserir um alvo na macro também é muito importante no PVE. Exemplo:

#showtooltip
/cast [nomod] habilidade X
/cast [mod:shift] habilidade Y
/cast [mod: alt,@targettarget] Wind Shear

Suponhamos que você seja um Shaman healer e esteja curando seu tank, quando o boss usa uma habilidade que pode ser interrompida por qualquer interrupt, quando ele começar a castar você teria que trocar de alvo para utilizar usar seu interrupt. Com o targettarget você aplica à habilidade no alvo do seu alvo, no caso, o alvo do seu tank, é o boss.

Ajudar ou atacar?

Ainda trabalhando com alvos temos os códigos HARM e o HELP. Suponhamos agora que você queira colocar duas habilidade no mesmo cast, se o alvo for aliado, cure ele, se o alvo for inimigo, ataque ele. Exemplo:

#showtootip
/cast [help] Healing wave; [harm] Frost Shock

Esse macro irá curar o alvo se ele for amigo, atacar se for inimigo. Segue um exemplo final usando todas as variações do cast possível:

#showtooltip
/cast [nomod] habilidade V
/cast [mod:shift,harm] habilidade C ; [help] habilidade D
/cast [mod:alt,@focus,harm] habilidade X ; [help] habilidade Z

Esse macro é mais compléxo, mas você pode adapta-lo ao seu personagem podendo te ajudar nas mais diversas situações.

Sequência de habilidades

O castsequence é um cast dinâmico, ele mudará a habilidade que será usada em seguida para a próxima que você escrever no macro. Exemplo:

#showtooltip
/castsequence habilidade X, habilidade Y, habilidade Z

Simples!!!
Acionando a macro pela 1º vez, habilidade X
Acionando a macro pela 2º vez, habilidade Y
Acionando a macro pela 3º vez, habilidade Z
Acionando a macro pela 4º vez, habilidade X de novo
E assim vai…

Manipulando a sequência de habilidades

Vamos considerar que seu “/castsequence” seja um combo, quando seu alvo morrer você deve iniciar ele em outro alvo. Vamos utilizar o Reset para manipular a sequência de habilidades. Exemplo:

#showtooltip
/castsequence reset=3 habilidade X, habilidade Y, habilidade Z

A sequência sera resetada assim que 3 segundos passarem sem você usar o macro de novo, você pode alterar pra quantos segundos você quiser, é só mudar o 3 para o número que você quiser.

#showtooltip
/castsequence reset=target habilidade X, habilidade Y, habilidade Z

A sequência será resetada assim que você alterar o alvo. Lembrando que o castsequence pode ser combinado com os modificadores. Exemplo:

#showtooltip
/cast [nomod] habilidade X
/castsequence [mod:alt] habilidade Y; habilidade Z
/castsequence [mod:shift,@focus] habilidade P;habilidade O

Ao pressionar o botão do macro você ativa à habilidade X , pressionando Alt inicia a primeira sequência, pressionando shift inicia a segunda sequência no seu foco.

Equipando seu personagem com macro

O “use” é usado para utilizar itens, armaduras ou consumíveis. Exemplo:

#showtooltip
/use 13
/cast habilidade X

Esse macro vai usar seu primeiro berloque e depois usar a habilidade X, supondo que o bônus do berloque aumente o poder de ataque da sua habilidade, esse número é do berloque de cima, o de baixo é 14.

Para usar um item da sua mochila, é assim:

#showtooltip
/cast Feed Pet
/use 0 3

Esse macro automatiza o processo de alimentar seu pet, escolhendo a comida dele sem você precisar abrir sua mochila, supondo que a comida do seu pet esteja no terceiro slot da mochila.

Os números das mochilas são os seguintes:

0 – Mochila normal, aquela que vc já têm quando cria seu char
20 – Sua segunda mochila
21- Terceira mochila
22- Quarta mochila
23- Quinta mochila

Já o segundo número é contado da esquerda pra direita na sua mochila, é só colocar a posição referente ao item que você quer usar.

Para usar um item específico da sua mochila, é assim:

#showtooltip
/use “nome do item”

Esse macro automatiza o processo equipar ou consumir um determinado item. Para equipar um item em um slot específico você deverá usar o comando /equipslot. Exemplo:

#showtooltip
/equipslot 16 ARMA X
/equipslot 17 ESCUDO X

Notem o numero 16 e 17, eles indicam o espaço no seu inventário que o item vai ser equipado, 16 remete ao slot de arma primária, e o 17 ao offhand/escudo.

Esse código é mais voltado para Guerreiros, quem tendem a mudar constantemente de Armas de duas mãos para armas de uma mão/escudo.

#showtooltip
/equipslot 16 <SUA ARMA DE UMA MÃO>
/equipslot 17 <SEU ESCUDO>
/equipslot 16 <SUA ARMA DE DUAS MÃOS>
/cast [stance:2] Postura de Batalha
/cast [stance:1] Postura de Defesa

Esse macro basicamente troca sua arma de duas mãos por arma de uma mão/escudo, ou vice e versa, de quebra ainda troca sua Postura.

Controlando seu pet

Aqui vamos demonstrar como mandar seu pet atacar seu alvo e colocar a marca do caçador no alvo.

#showtooltip
/petattack
/cast Hunter Mark

Para usar as habilidades do pet, você pode usar o Cast normalmente, por exemplo nesse, que manda um caranguejo prender o alvo no chao, e logo depois você dá kill order:

#showtooltip
/cast Pin
/cast Kill Order

Considerando que ambas habilidades não tenham Cooldown global juntas, é possível usar o cast sem modificador, esse é um dos casos.

Considerações finais

Esse é apenas um guia para você começar a criar seus macros com um entendimento razoável. Na edição de macro você pode abrir seu grimório de habilidades para consultar o nome de uma determinada habilidade, cuide com erros de digitação, se houver erros o macro não irá funcionar.

Em relação ao castsequence, use toda à sua criatividade para criar muitos combos com vários cliques em um único botão na sua barra de ações. Entretanto é necessário calcular o consumo de energia, mana ou qualquer outro atributo que a habilidade consome e o cooldown (tempo de recarga) de cada habilidade. Um castsequence é um ciclo, quando retornar à determinada habilidade que estiver em cooldown ou sem o atributo para ativa-la, sua macro ficará inutilizada até que termine o cooldown ou você recupere o atributo que será consumido pela habilidade. Eu aconselho à criar macros combos separadamente para burst atack, só burst, só atack, só defesa, cura com defesa, e por fim só cura, para que você consiga gerar uma sinergia entre suas habilidades.

Para encontrar mais comandos você pode consultar nosso guia de referência de comandos. Boa sorte com seu macro!

Esse guia foi uma adaptação do O super guia de macros do player Tecurei